segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Projeto Bioquímica do Álcool

Olá pessoal,

Segue abaixo nosso projeto para esse blog. A partir dele desenvolveremos todas as atividades do blog nesse segundo semestre de 2011.

BIOQUÍMICA DO ÁLCOOL

A palavra álcool origina-se da palavra árabe al-kuhul, que significa líquido. As bebidas feitas com este composto são consideradas as drogas mais antigas que se conhece. Documentos antigos da civilização egípcia já relatam o uso desta bebida em momentos festivos e na prática medicinal. Na Babilônia e em culturas da Mesopotâmia, por volta de 500 a.C, seu uso era bastante tolerado. Trataremos de desenvolver tópicos a respeito do uso do álcool na antiguidade a título de curiosidade e também como forma de explicar porque as bebidas alcóolicas se difundiram tão facilmente. Também trataremos das várias formas de produção desta bebida.
O consumo de bebidas alcóolicas é amplamente difundido no Brasil, e no mundo inteiro mata mais do que a AIDS, a tuberculose e a violência, diz a OMS.
O álcool provoca um efeito desinibidor, em caso de uso mais intenso pode favorecer atitudes impulsivas e até levar à perda de consciência chegando-se ao coma alcóolico, o aumento de seu uso pode ainda diminuir a potência sexual e seu uso crônico pode levar ao desenvolvimento de dependência física e tolerância, entre outros vários efeitos.
Os indivíduos dependentes do álcool desenvolvem várias doenças. As mais frequentes são doenças no fígado (hepatite alcóolica, cirrose e esteatose hepática). Também são frequentes problemas no aparelho digestivo (gastrite, síndrome de má absorção e pancreatite), no sistema cardiovascular (hipertensão e problemas no coração). Também são frequentes os casos de poli neurite alcóolica, caracterizada por dor, formigamento e cãibras nos membros inferiores.
Como se pode ver há um enorme leque de informações sobre o álcool e seus efeitos. Nossa intenção é destrinchar os efeitos nocivos da droga mais antiga e mais aceita pela sociedade, tanto físicos como psicológicos e destacar sua atuação no corpo humano e no meio social. Através da bioquímica queremos explorar este leque e informar para conscientizar. Para isso usaremos o grande veículo de comunicação da atualidade: as redes sociais, divulgando as atualizações do blog, além de vídeos e notícias recentes sobre o tema, com a finalidade de atingir principalmente os jovens, que representam uma entre cada dez mortes relacionadas à bebida de acordo com a OMS. Pretendemos também mostrar o efeito sobre o grupo que cerca um indivíduo alcóolatra, as várias políticas e propostas de prevenção ao alcoolismo e as propostas de coibição do uso do álcool, como a lei seca.
Queremos aliar as consequências físico-químicas do álcool aos olhos do conhecimento científico com a visão da população, usando-se de linguagem simples para levar a informação aos diversos grupos sociais e quem sabe diminuir a distância entre o conhecimento científico e a população, visto que os dois lados têm por fim o mesmo objetivo: saúde e bem-estar.

Obrigada.

Bem-vindos!

Olá, visitantes! Somos alunas de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB) e queremos, por meio deste blog, mostrar os efeitos biológicos, químicos e físicos que o álcool exerce sobre o nosso organismo. Exploraremos temas como o alcoolismo, bafômetro, a relação entre gravidez e álcool, dentre outras curiosidades.

Fiquem à vontade para participar de nossas enquetes que estão no fim da página, fazer comentários e tirar dúvidas a respeito das nossas postagens.

Esperamos que gostem do blog e... Aproveitem!

Obrigada!