terça-feira, 1 de novembro de 2011

VICTOZA e o Organismo - Parte I

Olá pessoal, novamente falarei sobre o VICTOZA. O assunto está “bombando” na mídia devido à polêmica causada pela capa da Veja(n° 36) do dia 07/09/11, portanto, falarei um pouquinho mais sobre o assunto para vocês.
Quando estava pesquisando para escrever esse post, fiquei foi mais preocupada! Algumas pessoas estão obcecadas em perder peso e estão desconsiderando coisas essenciais, a mais importante delas: a própria saúde. Ao ler relatos de pacientes que ministram as drogas (em fóruns), percebi que quando um paciente relata algum efeito colateral as demais pessoas de certo modo dizem que é “normal”. Porém, quando algum paciente relata ter emagrecido 11kg em 30 dias, as demais pessoas simplesmente ignoram tudo e só pensam no resultado final.
Outra coisa que me preocupou, foram os sites que passam informações não precisas. Antes de se empolgar com qualquer novidade, principalmente se tratando de saúde, é preciso ter uma boa fonte de dados! Alguns, como os que citarei, só pelo título já não demonstra credibilidade:

“Novo medicamento ajuda a emagrecer rápido e fácil”
(http://www.odiario.com/blogs/carlossica/2011/09/07/novo-medicamento-ajuda-a-emagrecer-rapido-e-facil/)
“Remédio Liraglutida Victoza - Novo Emagrecedor” (http://www.sempretops.com/saude/remedio-lariglutida-novo-emagrecedor/)
“Obesos, liraglutida é o remédio da vez”
(http://www.corposaun.com/obesos-liraglutida-remedio-vez/2990/)
“Victoza: remédio pode ser novo emagrecedor da moda” (http://blog.brasilacademico.com/2011/09/victoza-remedio-pode-ser-novo.html)
“Liraglutida Victoza: Medicamento – Novo Emagrecedor” (http://www.mundodastribos.com/liraglutida-victoza-medicamento-novo-emagrecedor.html)
E, por fim, um último comentário é que hoje as pessoas diabéticas do tipo 2 que precisam tomar o medicamento não estão encontrando em farmácia nenhuma o Victoza, tudo isso, devido à essa algazarra toda da mídia. Já foi divulgado uma nota pela ANVISA de que a droga não é indicada para emagrecimento e, não só ela, mas também a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo (SBEM).
Bom, mas indo direto ao ponto. O que, de fato, esse remédio faz? Como e onde ele age no organismo?
Nosso corpo é basicamente regulado por hormônios, são eles os responsáveis, por exemplo, por enviar as informações de fome e saciedade. Portanto, dois hormônios são essenciais nessas circunstâncias: quando com fome (em Jejum) temos altos índice de Glucagon, em contrapartida, quando saciado (pós-prandial) temos altos índice de Insulina. Rapidamente falando sobre eles, o Glucagon é produzido pelas células alfas do pâncreas e tem como função a quebra do glicogênio hepático. Já a Insulina é produzida pelas células beta do pâncreas e tem como função a absorção de glicose pelas células.
Em algumas patologias, como é o caso da Diabetes Mellitus Tipo 2, há uma resistência à insulina, gerando um quadro de hiperglicemia devido ao déficit de insulina. É uma doença que não tem cura e, quando não tratada, pode causar sérios danos ao paciente, como ganho de peso, hiperglicemia acentuada, perda da visão.
Victoza foi um remédio desenvolvido e aprovado para tratar especificamente essa doença, a Diabetes Mellitus Tipo 2. Seu mecanismo de ação se baseia basicamente em imitar um hormônio já existente no organismo, que tem como função estimular das células beta do pâncreas a produzir Insulina. Com mais insulina, o quadro de hiperglicemia se estabiliza e, paralelamente, o hormônio Glucagon também diminui. Esse hormônio que o Victoza imita é o GLP-1.
Para o Diabético tio 2, esse remédio tem apresentado bons resultados como: controle glicêmico, melhora a função das células beta, redução significativa da pressão arterial e até mesmo a perda de peso. Porém, vale ressaltar que estamos falando de diabéticos. O Victoza como emagrecedor ainda está em fase de TESTE e sua eficácia não foi comprovada! Os danos que ele pode causar em não diabéticos ainda é um risco muito grande! Para isso, mostrarei pra vocês alguns depoimentos relevantes:
“Estudos estão sendo realizados em relação ao seu emprego no tratamento da obesidade acompanhada de complicações, mas ainda não foram publicados os resultados do acompanhamento de um número suficiente de pacientes para que esta indicação terapêutica seja aceita.” (SBEM)
“Este produto é um medicamento novo e, embora pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso informe seu médico.” (Bula do Victoza referente ao próprio tratamento de diabéticos)
“Mary - 20 de outubro de 2011 às 12:54:

Desde julho de 2009 Victoza chegou ao mercado aqui na Alemanha. Até agora só leio sobre a euforia e esperanca de que este medicamento traga melhores resultados quanto ao tratamento da Diabetes (somente da diabetes tipo 2).Nada para emagrecer. Estou surpresa com esta publicacao da Veja e da grande procura do remédio por pessoas que desejam emagrecer a qualquer preco.Quem sabe a Veja ganhou uma boa grana para fazer esta propaganda tao irresponsável? Assim,o Brasil vira mais uma vez um campo de experimentacao que nao é permitido aqui na Europa nem nos Estados Unidos. O brasileiro gosta de riscos.Já ouvi falar que alguns até usam antidepressivo para emagrecer…só falta fazerem quimioterapia sem ter cancer porque também emagrece e muito. Vamos comer menos e saudável.O Brasil tem frutas e legumes frescos o ano inteiro. Saúde para todos”
(Depoimento no site: )


- Referências Bibliográficas: