segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Curiosidades! - Mitos Alcoólicos

Você já deve ter ouvido falar de várias 'histórias pra boi dormir' em relação ao álcool e seus efeitos, certo? Pois bem, esclarecerei aqui alguns deles:

  • "Vamos beber pra esquentar!": MITO!
    O álcool não possui nenhuma fórmula térmica! O que acontece é que ele causa a dilatação de pequenos vasos sanguíneos da pele, o que aumenta a circulação de sangue pela própria pele, trazendo sensação de calor. Infelizmente, em condições extremas pode levar à hipotermia, já que fará com o que o corpo perca calor com mais facilidade.

  • "Álcool mata a sede!": Ok... MITO!
    O álcool possui ação diurética (como explicado no meu último post!), o que fará com que você elimine água. Ou seja, quanto mais álcool você ingerir, mais sede irá sentir...

  • "O álcool dá força para o trabalho físico!": MITO!
    O etanol provoca efeitos analgésicos no organismo, o que irá mascarar a sensação de fadiga. Como é rico em calorias, a ingestão de bebida alcoólica fará com que você engorde (dependendo da quantidade e da frequência de ingestão), mas não te dará mais força!

  • "Cerveja é menos nociva que outras bebidas alcoólicas." MITO!
    5 latinhas de cerveja, 2 doses de tequila, uma "porradinha" de cachaça... Todos vão causar os mesmos danos! Lógico que a intensidade da embriaguez vai depender da quantidade de cada um, uma vez que cada bebida possui teores alcoólicos diferentes.

  • "Só não pode misturar..." VERDADE!
    Cada bebida possui uma composição diferente; logo, o organismo irá reagir de diferentes maneiras a cada tipo de bebida!

  • "Um banho bem gelado e um cafezinho e você estará renovado!" MITO!
    Dê um banho bem gelado e um cafezinho para um bêbado e você terá um bêbado acordado!
    O organismo eliminará o álcool com o tempo. Em 1 hora um homem elimina a quantidade presente em 1 cerveja, por exemplo.

  • "Cada um reage de forma diferente aos efeitos do álcool" Opa! VERDADE!
    Alguns fatores como, por exemplo, peso, idade e sexo irão influenciar a forma com a qual cada organismo irá reagir ao álcool.

  • "É possível enganar o bafômetro chupando HALLS, usando anticéptico bucal, chupando gelo ou tomando Coca-Cola" MITO!
    Mesmo não sendo um instrumento preciso, o bafômetro calcula a quantidade de álcool ingerido que se encontra dentro dos pulmões (uma vez que o álcool já foi absorvido pelo organismo e agora circula pelas suas veias!). Então nada que você coma ou beba irá alterar a medição do bafômetro, e cuidado com o anticéptico bucal, pois muitos deles possuem álcool em sua composição!