quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Adolescência e álcool

A cada geração que se inicia, os jovens começam a beber cada vez mais cedo. Não há um motivo definido para esse fato, às vezes pode acontecer pelo fato de os amigos já beberem e, para ser bem aceito naquele grupo, o jovem sente que precisa beber também, ou por pressão das incertezas da idade, ou por problemas familiares e até mesmo para mostrar revolta ou para provar pros pais que já cresceram.

Essa redução na idade do inicio da ingestão de bebidas alcoólicas ocorre muito também pelo fato de os estabelecimentos não terem total controle sob a venda das bebidas alcoólicas, sendo que muitos nem ao menos pedem a carteirinha de identidade para seus freqüentadores. Os estabelecimentos que o fazem estão infringindo a Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996, que fala expressamente que é proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

Logomarca do PROERD
Há um programa do governo chamado PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) onde policiais militares fazem um trabalho social de prevenção com alunos de escolas públicas e particulares que estejam cursando o quinto ou o sétimo período do Ensino Fundamental. Neste programa é distribuído um livro e são feitas atividades para prevenir estes jovens sobre as possíveis situações que envolvam drogas, por exemplo pra eles não aceitarem balinhas de estranhos dentre outras possibilidades, tudo isso para que estes jovens possam tomar as suas decisões de forma consciente e responsável. O mesmo programa pode ainda ser aplicado aos pais e familiares.

Para se ter uma idéia da magnitude do problema basta olhar os dados de uma pesquisa realizada em 2004 pelo CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) na qual foi constatado que 48,3% dos adolescentes na faixa etária dos 12 aos 17 anos já haviam ingerido bebidas alcoólicas, sendo a maioria do sexo masculino. Além disso, essa pesquisa questionou também a quantidade destes adolescentes que teriam dependência química de álcool e o resultado foi que, dentre os 48,3%, cerca de 6,7% dos adolescentes entrevistados são dependentes alcoólicos.

Os sintomas de dependência química em adolescentes são bastante diferentes dos sintomas nos adultos. Alguns dos sintomas nos adultos são: tremor, fala enrolada e dificuldades para andar com firmeza. Já nos adolescentes, por terem um organismo mais resistente, os únicos sintomas são mudanças de comportamento.

Para finalizar este post e ao mesmo tempo confirmar o que já foi mencionado antes com relação à média de idade atual com a qual as pessoas começam a beber, foi feita uma enquete durante um mês em nosso blog questionando a idade na qual as pessoas começaram a beber. Um total de 50 pessoas com idade entre 20 e 30 anos responderam à nossa enquete e os resultados foram que 30% destas pessoas começaram a beber antes dos 15 anos, 56% destas pessoas começou a beber entre os 15 e os 18 anos e 14% começaram a beber apenas após os 18 anos de idade.


Bibliografia:
·                    http://www.psicologia.org.br/internacional/pscl33.htm
·                     http://www.proerd.rn.gov.br/oquee.htm
·                     http://www.cebrid.epm.br/index.php
·                     http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9294.htm
·                     Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário