sábado, 29 de outubro de 2011

A desnutrição e o álcool





O álcool provoca vários danos ao organismo e um deles é a desnutrição. Indivíduos que bebem em excesso frequentemente podem desenvolver quadros graves de má nutrição. Isso se deve a fatores como a má absorção de nutrientes causada pelo álcool ou pela própria despreocupação dos alcoólatras com a alimentação.



Pessoas alcoólatras costumam ingerir bebidas e simplesmente se esquecem da alimentação. Essa atitude é um erro terrível já que o álcool possui apenas calorias vazias, ou seja, ele fornece grande quantidade de energia porém não fornece nenhum nutriente. Como o organismo não funciona apenas a base de energia, ele precisa de outras substâncias presentes nos alimentos. Dessa forma, os alcoólatras acabam desenvolvendo doenças ligadas a desnutrição.



O álcool atrapalha o organismo a absorver nutrientes importantes, como por exemplo, as vitaminas do complexo B que são essenciais para manter a saúde dos órgãos. Além disso, o álcool lesa os órgãos do trato gastrointestinal, prejudicando a digestão dos alimentos.



As pessoas que abusam do álcool devem procurar se alimentar bem ingerindo alimentos ricos em proteínas, nutrientes essenciais (ácidos graxos insaturados, vitaminas A, B, C e zinco) e devem também aumentar a ingestão de água para evitar a desidratação provocada pelo álcool. Todas essas medidas auxiliam o organismo a se recuperar dos efeitos danosos do álcool.




Bibliografia:










Nenhum comentário:

Postar um comentário