segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Doenças Hepáticas Alcoólicas (DHAs)

A maioria das pessoas que consomem bebidas alcoólicas não tem doenças no fígado. Porém, abusar da ingestão do álcool faz mal a saúde e possui, como consequência, complicações hepáticas. Além disso, sabemos que mulheres são mais vulneráveis do que os homens em relação aos efeitos do álcool no organismo.
As mulheres podem desencadear doenças hepáticas consumindo diariamente durante anos quantidades equivalente a 200ml de álcool puro (200 ml de vinho, 350 ml de cerveja ou 50 ml de whisky). Nos homens, a quantidade é menor, cerca de 50ml de álcool puro (500 ml de vinho, 1L de cerveja, ou 150 ml de whisky). Lembrando que essas quantidades são estimadas e só lesionarão o fígado caso sejam ingeridas diariamente durante alguns anos. Vale ressaltar que a quantidade suficiente para causar danos ao organismo varia de pessoa para pessoa.
(Dados retirados de: Doença hepática produzida pelo álcool. Disponível em http://www.manualmerck.net/?id=143&cn=1153&gt)

Serão descritas abaixo algumas doenças relacionadas ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas:
Esteatose (fígado gorduroso): É a primeira lesão hepática, podendo evoluir para fibrose e, posteriormente, para uma cirrose. Ela ocorre depois da ingestão de grandes doses de álcool por 3 a 7 dias contínuos.
  • Ocorre porque a oxidação do etanol requer a redução de NAD+ em NADH. Porém a oxidação de gordura necessita de NAD+ e a diminuição da sua concentração irá inibir a oxidação de ácidos graxos, ocasionando o acúmulo de gordura nos hepatócitos.
Fibrose perivenular: Considerada lesão pré-cirrótica, uma vez que seu agravamento pode levar à cirrose.

  • É caracterizada pela "cicatrização" (formação de tecido fibroso) em torno da veia hepática e posterior destruição de hepatócitos.

Hepatite alcoólica (HA):
É a inflamação do fígado, que causa a morte dos hepatócitos. Mesmo depois de ser curada, a HA deixa cicatrizes (fibrose) permanentes no fígado.

Cirrose:
É a fase irreversível da Doença Hepática Alcoólica. O estágio de fibrose avançada impede que haja passagem de sangue pelo fígado, não permitindo que ele exerça suas funções vitais, como filtragem sanguínea e absorção dos nutrientes, causando uma falência hepática.

Em suma, as principais manifestações das doenças hepáticas alcoólicas são: aumento do fígado, icterícia, anorexia, perda do apetite, tumores, emagrecimento, febre e dor abdominal.
É importante lembrar que pessoas que consomem bebidas alcoólicas excessivamente, os denominados alcoólatras, acreditam beber socialmente, se excluindo dos indivíduos que correm risco de adquirirem tais doenças. Assim, é importante incentivá-los a buscar ajuda, uma vez que tal vício pode ser letal.

Espero que tenham gostado do post e agora, por conhecer um pouquinho melhor sobre as consequências negativas dessa bebida, possam consumi-la com moderação!

Referências Bibliográficas:
Doença hepática produzida pelo álcool. Disponível em <http://www.manualmerck.net/?id=143&cn=1153>. Acesso em: 8 Outubro 2011.
MINCIS, Moysés; MINCIS, Ricardo. Doença Hepática Alcoólica: Diagnóstico e Tratamento. Prática Hospitalar • Ano VIII • Nº 48 • Nov-Dez/2006. Disponível em: <http://www.praticahospitalar.com.br/pratica%2048/pdfs/mat%2024.pdf>. Acesso em: 9 Outubro 2011.
Doença Hepática Associada ao Álcool. Disponível em <http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/9273> Acesso em: 8 Outubro 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário