terça-feira, 11 de outubro de 2011

Os efeitos do álcool no organismo

Olá pessoal,

Vocês já pararam pra pensar no que acontece com nosso organismo quando estamos embriagados? Achei esse texto na internet que retrata de modo até cômico, o que é afetado no nosso organismo quando sob o efeito do álcool.

“Você vai ao bar e bebe uma cerveja. Bebe a segunda cerveja... A terceira, e assim por diante. O teu estômago manda uma mensagem pro teu cérebro dizendo:
- Caracas véio... O cara tá bebendo muito liquido, tô cheião!!!
Teu estômago e teu cérebro não distinguem que tipo de líquido está sendo ingerido, ele sabe apenas que “é líquido”. Quando o cérebro recebe essa mensagem ele diz:
- Caracas, o cara tá maluco!!!
E manda a seguinte mensagem para os rins:
- Meu, filtra o máximo de sangue que tu puder. O cara aí tá maluco e tá bebendo muito líquido. Vamos botar isso tudo pra fora.
E o rim começa a fazer até hora-extra, filtrando muito sangue e enchendo rápido. Daí vem a primeira corrida ao banheiro. Se você notar, esse primeiro xixi é com a cor normal, meio amarelado, porque além de água, vêm as impurezas do sangue. O rim aliviou a vida do estômago, mas você continua bebendo, e o estômago manda outra mensagem, agora para o cérebro:
- Cara, ele não para. Socorro !!!
E o cérebro manda outra mensagem pro rim:
- Véio, estica a baladeira, manda ver aí na filtragem !!!
O rim filtra feito um louco, só que agora, o que ele expulsa não é o álcool, ele manda pra bexiga apenas... água (o líquido mais precioso do corpo). Por isso que as mijadas seguintes são transparentes, porque é água. E quanto mais você continua bebendo, mas o organismo joga água pra fora, e o teor de álcool no organismo aumenta, deixando você mais “bunitim”. Chega uma hora que você tá com o teor alcoólico tão alto que teu cérebro te “desliga”. Essa é a hora que você desmaia... dorme... capota... resumindo: essa é a hora que o “teu” não tem dono!!! Ele faz isso porque pensa:
- Meu, o cara tá afim de se matar. Tá bebendo veneno pro corpo. Vou apagar esse doido pra ver se assim ele para de beber e a gente tenta expulsar esse álcool do corpo dele...
Enquanto você está lá, apagado (sem dono), o cérebro dá a seguinte ordem pro sangue:
- Bicho, apaguei o cara. Agora a gente tem que tirar esse veneno do corpo dele. O plano é o seguinte: como a gente está com o nível de água muito baixo, passa em todos os órgãos e tira a água deles, e assim a gente consegue jogar esse veneno fora.
O sangue é como se fosse o Office-Boy do corpo. E como um bom Office-Boy, ele obedece às ordens direitinho, e por isso começa a retirar água de todos os órgãos. Como o cérebro é constituído de 75% de água, ele mesmo é o que mais sofre com essa “ordem”, e daí vêem as terríveis dores de cabeça da ressaca. Então... Eu sei que na hora a gente nem pensa nisso, mas quando forem beber, bebam de meia em meia hora um copo d’água, porque à medida que você ‘mija’, já repõe a água perdida. Ou então...
BEBA MODERADAMENTE !!!!!!!”

Gostaram? Quando eu li eu achei interessante porque, apesar do ar cômico, o texto, de fato, retrata a realidade. Quer saber como?

“O rim filtra feito um louco, só que agora, o que ele expulsa não é o álcool, ele manda pra bexiga apenas... água (o líquido mais precioso do corpo)”

A bebida alcoólica é conhecida por seu efeito diurético, ou seja, por essa vontade infinita de fazer xixi. E isso ocorre porque ao ingerirmos a bebida, o álcool (etanol) presente no drink vai direto para o sangue.

E só para constar, apesar de muita gente achar que a absorção acontece no estômago, a maior parte (75%) ocorre no intestino delgado. A mucosa da boca é responsável por uma pequena fração de moléculas que entram no sangue e apenas 25% (aproximadamente) é absorvido no estômago.


O tempo para essa absorção vai variar de acordo com basicamente dois fatores: a velocidade que você bebeu (e claro, se foi uma cervejinha ou um absinto) e se você comeu antes ou não. O estômago cheio retarda o processo de absorção do alimento e, conseqüentemente, do álcool que você ingeriu junto. Sem contar que se você estiver em jejum por muito tempo, seu corpo automaticamente irá tentar repor as suas reservas de glicose a partir das suas proteínas musculares. Porém, com a presença do etanol, tal síntese é bloqueada afetando e desidratando seus neurônios. Agora você entende porque que sempre falam que tem que comer alguma coisinha antes ou durante a bebida? Portanto, o tempo que demora para que o álcool seja totalmente absorvido pelo corpo pode variar de 15 minutos à 1 hora.

Bom, mas voltando à parte que o etanol entra na corrente sanguínea. Quando no sangue, o etanol será transportado à determinados tecidos específicos, assim como o autor do texto citou, são eles: rins, fígado, cérebro e coração. E tal fato ocorre devido à grande concentração de água que as células desses tecidos têm.

“Chega uma hora que você tá com o teor alcoólico tão alto que teu cérebro te “desliga”. Essa é a hora que você desmaia...”


Infelizmente ou até mesmo ironicamente, de fato é isso que ocorre. Até porque, quem nunca viu um bêbado desmaiado caído aí pelas esquinas? Mas todo mundo sabe que quem chega nesse estado é porque ‘está no fim’, ou seja, já bebeu todas e mais um pouco. Nesse indivíduo “sem dono”, o teor alcoólico no cérebro está mais que elevado (variando entre 300 e 399mg/dL) e ele apresenta sintomas como sonolência, lapsos de memória e anestesia. Acima disso nem precisa dizer, né? É o famoso coma alcoólico que pode levar a uma insuficiência respiratória e até mesmo à morte. Nesse caso a pessoa precisa ser hospitalizada para tomar ´glicose no sangue´ (aplicação de insulina intravenosa) .

Mas concentrações menores de etanol no sangue, estimulam os neurônios no eixo hipotálamo-hipófise a liberando a famosa serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de prazer). Quando em maior quantidade, altas concentrações de etanol (porém não tão grandes quanto às que eu falei anteriormente) implicam na inibição de um inibidor, o glutamato, diminuindo a atividade do cérebro, pois ele controla a liberação de GABA que, nesse caso, estará em altas concentrações deixando a pessoa sem autocontrole e sem coordenação (quando a pessoa não consegue andar em linha reta, nem fazer o quatro com as pernas).


Bom pessoal, espero ter esclarecido os efeitos do álcool no organismo humano pra vocês. Espero, também, que tenham se divertido com o texto.

Até a próxima!


Referências Bibliográficas:
- Texto retirado de "O bar do Zé"
- Google imagens

Um comentário:

  1. Muito interessante o texto e esclarecedor!!!! apesar do humor...Gostei mesmo!!!!

    ResponderExcluir