quarta-feira, 16 de novembro de 2011

BAFÔMETRO - O "BAFO" É O RÉU

O bafômetro é um aparelho que determina a concentração de bebida alcoólica em uma pessoa através do ar expelido pelos pulmões. Este aparelho é utilizado por policiais para verificar o nível de etanol em motoristas.






No Brasil, desde 2008, o nível tolerado é de 0,2 (2 decigramas por litro de sangue). A punição para quem extrapola estes limites, de acordo com a Lei Seca(lei 11.705) é de suspensão da carteira de motorista por um ano, além de multa de R$ 957,00 e retenção do veículo. Se o nível de álcool no sangue do motorista estiver acima de 0,6 este também é detido. A lei seca é considerada a mais rigorosa entre 63 países.
O nosso organismo dispõe de três mecanismos principais de purificação do sangue:
1) A eliminação nos pulmões, através do ar alveolar.
2) A eliminação pelo sistema urinário.
3) A metabolização de etanol, no fígado.
(http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc05/quimsoc.pdf)
Os dois primeiro mecanismos conseguem retirar aproximadamente 10% de álcool do corpo humano. O terceiro mecanismo consiste na oxidação do etanol por reações catalisadas por enzimas (processo relativamente lento), e corresponde a aproximadamente 90% do processo de retirada de álcool do organismo.
Como o bafômetro identifica a quantidade de álcool no sangue?
O primeiro mecanismo de eliminação do álcool pelo organismo é primordial neste processo. Parte desse álcool passa para os pulmões devido á circulação sanguínea. O ar liberado por uma pessoa que tenha bebido (bafo de bêbado) apresentará uma concentração de álcool equivalente à concentração no sangue.
No teste do bafômetro o motorista deve assoprar com força por cerca de 5 segundos.




Os bafômetros mais simples são descartáveis e feitos de dicromato de potássio. Neste equipamento o ar expelido pelos pulmões é bombeado em uma solução de dicromato de potássio umedecida com ácido sulfúrico. O etanol do ar expelido reage com o dicromato e produz acetaldeído e íons Cromo (III). Esta reação gera uma mudança de cor na solução que passa de alaranjado para verde (demostrando a presença de álcool).





Os equipamentos usados por policiais rodoviários são mais sofisticados. Existem dois tipos e em ambos o motorista assopra dentro do aparelho onde o etanol é oxidado em etanal. No primeiro tipo o sistema é eletroquímico. O etanol é oxidado formando etanal em meio ácido sobre um disco de plástico coberto com pó de platina (que funciona como catalisador),tendo um eletrodo conectado a cada lado do disco. Produz-se então uma corrente elétrica equivalente a concentração de álcool no ar exalado, que é avaliada sendo proporcional à concentração de álcool no sangue. (http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc05/quimsoc.pdf)
O outro tipo de equipamento é um modelo japonês. Trata-se de um semicondutor seletivo para etanol, e é formado basicamente por óxido de estanho (SnO2) com várias impurezas. Ao entrar em contato com este sensor o etanol oxida, gerando uma mudança na resistência do sensor. Esta modificação altera a corrente elétrica do aparelho e esta é proporcional à concentração de álcool no ar expelido,que também é equivalente ao álcool na corrente sanguínea.





Os bafômetros realmente são eficientes e as pesquisas continuam com intuito de desenvolver aparelhos ainda mais sofisticados. Vale ressaltar a sua importância como meio coibitivo no abuso de álcool por motoristas. Lembre-se, no trânsito não é apenas a sua vida que está em jogo!SE BEBER NÃO DIRIJA!




Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Baf%C3%B4metro
http://ciencia.hsw.uol.com.br/bafometros.htm
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/lei_seca/index.shtml
http://entropialivre.blogspot.com/2011/11/como-funciona-o-bafometro.html

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