sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Álcool X Glicose

A glicose é considerada a mais importante fonte de energia para o nosso corpo, além de atuar como intermediário nas reações metabólicas e ser produto da fotossíntese.
O cérebro, como exemplo, utiliza em grande parte a glicose como fonte de energia.
Todo carboidrato ingerido é transformado em glicose em nosso corpo, onde a energia das moléculas de carbono passam para o ATP. Se um indivíduo apresentar níveis de glicose acima do normal,diz- se que está hiperglicêmico, porém se os índices estiverem abaixo do normal, encontra-se hipoglicêmico.
O álcool pode ser um dos causadores da hipoglicemia por ser bastante energético,levando a perda de apetite. O nosso corpo não armazena essa energia e tampouco a utiliza para realizar suas funções metabólicas.
Explicando o processo de maneira mais aprofundada temos que o álcool etílico(que é o principal componente das bebidas alcoólicas)é metabolizado no fígado por duas reações de oxidação.Em cada reação,elétrons são doados ao NAD+ aumentando a concentração de NADH no citosol. O aumento de NADH gera uma redução do piruvato em lactato, e do oxaloacetato em malato, sendo estes compostos intermediários da gliconeogênese. Com isso o aumento de NADH mediado pelo etanol gera um desvio nos intermediários da gliconeogênese, que prosseguem para outros caminhos, reduzindo a síntese de glicose.
Com isso tem se a hipoglicemia,principalmente em indivíduos com pouco glicogênio hepático,sendo este a primeira reserva de glicose que o organismo recorre na defesa contra a hipoglicemia.Por isso indivíduos em jejum produzem muitos dos efeitos da hipoglicemia,como:agitação,julgamento diminuído,perda da coordenação motora e agressividade.
















Quando um indivíduo ingere uma alta quantidade de bebidas alcóolicas, administra-se glicose para que esta seja fonte de energia para o organismo cumprir suas funções vitais, visto que ele está impossibilitado de obter energia através da ingestão e da gliconeogênese.
Por isso evite o descontrole na ingestão de bebidas alcoólicas principalmente em jejum e não sofra da famosa "ressaca moral" no dia seguinte.





Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Glic%C3%B3lise
http://cursinhosinapse.blogspot.com/2010/09/importancia-da-glicose.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gliconeog%C3%AAnese

Um comentário: