sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A história do álcool

Bom, hoje vou falar um pouco sobre a história do álcool.

Não se sabe com exatidão em que período o álcool foi descoberto e passou a ser ingerido como bebida alcoólica pelos seres humanos. Algumas pessoas dizem que seu consumo começou no período Neolítico, por volta do ano 10.000 aC, enquanto outras dizem que começou por volta do ano 6000 aC. O que se sabe é que a primeira bebida alcoólica a ser produzida e/ou ingerida por um humano foi o  vinho ou a cerveja e que isso se deu pelo processo de fermentação, que fez com que essas primeiras bebidas tivessem um baixo teor alcoólico. "Com o advento do processo de destilação, introduzido na Europa pelos árabes na Idade Média, surgiram novos tipos de bebidas alcoólicas". (http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab99/alcool/hist.htm)

Foto de uma escultura do deus Dionísio
Durante a Idade Média a população de diversos lugares do mundo fazia a ingestão de álcool com propósitos diferentes. Por exemplo, na Grécia Antiga havia várias histórias mitológicas onde bebidas alcoólicas eram tomadas, tanto que um dos deuses venerados pela população da época era o Dionísio, deus do vinho, e então o vinho passou a fazer parte das comemorações sociais e religiosas daquela população. Já os egípcios acreditavam que as bebidas alcoólicas poderiam ser usadas como medicamentos.




"Com a Revolução Industrial, a bebida passou a ser produzida em série, o que aumentou consideravelmente o número de consumidores e, por conseqüencia, os problemas sociais causados pelo abuso do álcool." (http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI146769-EI1512,00-Historia+do+alcool.htm)




No fim das contas o que ocorreu em comum em todas as culturas do mundo é que, com o tempo, o consumo abusivo de álcool passou a ser considerado uma conduta imoral e às vezes até mesmo motivo de prisão.

Um comentário:

  1. Artigo cheio de falhas históricas.... Na Grécia antiga eles já produziam destilados, como um método muito precário, mas já era destilação, quem aperfeiçoou foram os Árabes, ainda no SEC VIII, foi criado o al ambique (que em arabe significa pote destilatório), os Árabes já produziam seus destilados, mas com propósitos de alquimia e não exatamente de bebida, mas se é potável, as pessoas bebem, e assim foi, a técnica se espalhou por mosteiros, e por toda a Europa, onde surgiram mais e mais bebidas propriamente ditas. Destilando cerveja começaram a fazer whisky, destilando vinho, surgiram eau du vie, bagaceira, brandy, cognac, até vinho do Porto é incluído aqui, o arak, ouso, de origem arabe e grega, respectivamente, ambos feitos de anis e com uma graduação alcoólica tão grande, que para beber tem que dissolver em água. Deixando a bebida completamente branca. Enfim....

    ResponderExcluir