quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O vinho realmente faz bem à saúde?




Hoje em dia o consumo moderado de vinho, especialmente o tinto, está sendo associado com benefícios à saúde, mas será mesmo que uma bebida alcoólica pode trazer alguma vantagem ao organismo?


Pesquisas mostram que o consumo de pequenas doses de vinho diariamente pode reduzir o risco de doenças cardíacas, isso se deve a grande concentração de flavonóides nessas bebidas, substâncias antioxidantes que possuem a capacidade de aumentar o HDL colesterol (colesterol bom). O aumento do HDL está associado a diminuição da pressão arterial e da incidência da aterosclerose (entupimento das artérias coronárias).


Apesar de todos esses benefícios, o vinho ainda é uma bebida alcóolica com teor de álcool moderado (aproximadamente 12%), e por isso ele traz todos os efeitos prejudiciais de bebidas alcóolicas. O álcool, presente em qualquer bebida alcóolica, é considerado uma droga e sua metabolização gera compostos altamente tóxicos, como o acetaldeído, que em excesso não é degradado em compostos menos tóxicos, causando diversos mal estares e prejuízo para o equilíbrio do organismo.


Hoje é consenso entre a maioria dos profissionais de saúde e pesquisadores que o consumo de vinho, mesmo em quantidades pequenas, não é aconselhável para previnir doenças cardíacas. É possível obter todos os mesmos benefícios do vinho através do consumo da uva. Portanto, é melhor trocar uma taça de vinho por um bom cacho de uvas!




Bibliografia:










Nenhum comentário:

Postar um comentário