sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Veisalgia

A única que nunca é convidada para as festas mas que sempre aparece.Temida e odiada por todos,vamos falar da veisalgia.Você acorda sem saber o que aconteceu,tenta levantar mas não consegue.A sua cabeça parece que vai explodir,você tenta se encostar na cama(se é que você está nela).Além das dores de cabeça você sente várias outras dores e sente um gosto de "cabo de guarda-chuva" na boca.Você começa a lembrar(ou não)das conversas desnecessárias da noite anterior e tem vontade de morrer.O que é isso??Essa é a maneira que o corpo encontra de nos lembrar sobre os perigos do excesso de álcool,é a famosa ressaca.



Esta sensação vem depois daquele "apagão" comentado no post anterior sobre os efeitos do álcool no organismo.A ressaca está sempre associada à intoxicação aguda de álcool.Inicia-se cerca de 6 a 8 horas após o consumo(período em que a concentração de álcool no sangue diminui)e pode durar até 24 horas.
Os principais sintomas da ressaca são: náuseas,dores de cabeça,boca seca,tontura,desconforto gastrintestinal,cansaço,falta de apetite,tremores,sudorese,sonolência,ansiedade,mau-humor,irritabilidade,vômitos..e daí pra pior.





A ressaca é uma espécie de abstinência.Cada vez que uma bebida alcoólica é ingerida, o etanol é metabolizado no fígado, lançado na corrente sanguínea e depois é levado até o cérebro. Resultado:sensação de euforia e desembaraço. Mas aos poucos essas sensações são substituídas por um efeito depressivo e acaba causando sonolência e diminuição dos reflexos,um perigo para quem vai pegar no volante.
O fígado transforma o álcool em acetaldeído(um composto que chega a ser 30X mais tóxico que o etanol) e este é transformado em acetato(um composto não tóxico)pela ação da enzima aldeído desidrogenase.O excesso de álcool acaba com a presença da glutationa(coenzima que age junto com a enzima na formação de acetato).Resultado:como o fígado não consegue transformar todo o álcool que chega fica no sangue uma quantidade de acetaldeído,acetato e etanol.













O álcool age também como vasodilatador,devido também a presença de histaminas e tiraminas em algumas bebidas,causando dores de cabeça.Outro processo é a hipoglicemia,como explicado anteriormente no tópico sobre a glicose,em que o álcool atrapalha a via da neoglicogênese. Como a glicose é primordial como fonte energética para o cérebro, sua falta causa alguns dos sintomas da ressaca como: fadiga, fraqueza, distúrbios de humor e perda de concentração e atenção.O álcool causa ainda a produção exagerada de suco gástrico que irrita a parede do estômago gerando movimentos involuntários levando ao enjôo e vômito.
Além disso ele tem função diurética, já que inativa o ADH (hormônio antidiurético) circundante e inibe a nova produção, responsável pela absorção de água nos túbulos renais e controle dos nível de água no corpo, é como se o responsável por abrir e fechar a torneira deixasse ela aberta,causando a desidratação, por isso as idas constantes ao banheiro.

















Não há remédios milagrosos para a ressaca(em caso extremo a pessoa deve ser levada ao hospital).Resta esperar que o corpo processe e se recupere do excesso de álcool e da badalação da noite anterior.No próximo post trarei dicas de como "amenizar" esta situação.E lembrem-se: se beber,não dirija!

2 comentários:

  1. Boa tarde, é curioso, o seu texto é idêntico ao de um autor francês que estou a traduzir.
    Seria possível facultar-me a versão total em português, desse livro? para eu comparar com a minha?
    Obrigado!
    Luís Lima
    Ah... o autor: Michel Cymes

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, é curioso, o seu texto é idêntico ao de um autor francês que estou a traduzir.
    Seria possível facultar-me a versão total em português, desse livro? para eu comparar com a minha?
    Obrigado!
    Luís Lima
    Ah... o autor: Michel Cumes

    ResponderExcluir