quarta-feira, 9 de novembro de 2011

VICTOZA e o Organismo - Parte II

Olá pessoal,

Hoje irei finalizar os posts sobre o Victoza abordando mais detalhadamente a atuação dele no organismo.

Para falar do efeito do Victoza, terei que adentrar em um conceito chamado “Efeito Incretina”, vocês sabem o que é isso? Quando há a ingestão de um alimento, ele percorre todo o sistema digestório, certo? Durante esse percurso, há a inter-relação dos outros órgãos e sistemas que irão, direta ou indiretamente, ser ativados através da vasta quantidade de células nervosas presentes e das próprias substâncias produzidas neste sistema.

Explicando em outras palavras, a incretina são hormônios liberado quando há alimento (glicose e outros nutrientes) no intestino. Quando há um aumento da incretina, temos como resposta, um aumento na produção de insulina. (Relembrando, a insulina é o hormônio responsável pela captação da glicose pelas células) Elas podem ser produzidas pelo próprio intestino (íleo, cólon e jejuno) ou pelo pâncreas e são conhecidas como glucagon, insulina, amilina, GIP e GLP-1.

O efeito incretina - a administração oral de glicose
provoca maior estímulo à produção de insulina

“A administração endovenosa de glicose provoca uma liberação de insulina 50% inferior àquela estimulada por uma ingestão de glicose que leve ao mesmo perfil de glicemia.” (Dr. Eduardo Quadros Araújo)

Ok, e o que o Victoza tem a ver com isso? Bom, basicamente, é porque o Victoza tenta imitar um hormônio já existente no corpo, o tal GLP-1. A diferença básica está na degradação, tendo em vista que a degradação do hormônio natural ocorre em poucos minutos e a do artificial dura aproximadamente 24h.

E por que fazer um hormônio imitando o GLP-1 e não outra incretina? Porque ele é a principal incretina, ou seja, o principal hormônio que atua em diversos órgãos e sistemas. E detalhe, no caso dos diabéticos, apesar de a concentração do GLP-1 ser a mesma, sua ação está significativamente reduzida. Por isso o Victoza é um remédio especificamente para o caso do diabético, pois sua ação imita o GLP-1 que está reduzido, aumentando sua concentração para aumentar sua ação. E o melhor, com o aumento da concentração do GLP-1 feita pelo Victoza, há um aumento da produção de insulina apenas quando se tem um quadro de hiperglicemia (glicemia elevada), pois melhora a função das células-beta e ativa seu receptor, mantendo, assim, o controle glicêmico dos diabéticos.

Por imitar o GLP-1, apenas 10% das pessoas que usam o Victoza desenvolvem resistência (anticorpos) contra ele, isso é um valor muito baixo, principalmente se comparado aos 40% do outro remédio (Exenatide) utilizado para o mesmo fim. Quanto maior a resistência, menor efeito do remédio.

Victoza proporciona maior redução da glicemia do que a glimepirida,
um potente medicamento para diabetes

Outra coisa boa, é que além da ação na insulina e da baixa resistência, o Victoza inibe o apetite, diminui as taxas de triglicerídeos, proteína Creativa (PCR), colesterol ruim (LDL), colesterol total e a própria pressão arterial, além de retardar a digestão e o esvaziamento do estômago. Estimula, também, a expressão de genes após o infarto, devido à presença no miocárdio de receptores do GPL-1, protegendo o coração e melhorando a função cardíaca.

Em contrapartida, quando se trata do uso para o emagrecimento, além dos próprios efeitos positivos não serem tão evidenciados, os efeitos negativos são significativos, tanto na quantidade quanto na gravidade. (Como já foi abordado nos posts anteriores)

“Quando administrada na dose de 3mg por dia (lembrando que o custo ultrapassa 300 reais/mês para a dose de 1,2mg!) durante um ano a indivíduos obesos, o Victoza levou a uma perda adicional de 5,8kg quando comparado à dieta mais atividade física. Nesta dose, houve redução de 15% da massa gorda após cinco meses; um quarto dos pacientes, entretanto, não alcançou a perda de 5% do peso. Quando usado na dose de 1,2mg durante 20 semanas, a perda de peso foi apenas 2kg maior do que à alcançada com dieta e exercício. (7,8kg).” (Dr. Eduardo Quadros Araújo)

Efeito da liraglutida para perda de peso

Bom pessoa, é isso. Espero ter ajudado e esclarecido um pouco das suas dúvidas. Cuidado com sua saúde, acompanhe as notícias mas não se deixe levar por notícias sensacionalistas. Busque fontes confiáveis, vá a um médico, questione-o e sempre mantenha-se informado. Os medicamentos são feitos a nosso favor, mas precisamos ter cautela.


- Referências Bibliográficas:

- Google Imagens

2 comentários:

  1. Eu tomo victoza e não paro por merdas escritas como essas por invejosos do caraio

    ResponderExcluir
  2. Trabalho bem embasado. Uso o Victoza sou diabético TP2 e tenho sindrome metabólica. A droga é foi bem indicada pelo meu endocrino e está ajudando muito

    ResponderExcluir